Sugira uma matéria para análise

Se você tomou contato com uma notícia econômica e/ou financeira e suspeita de uma outra face por trás dela, envie-nos o link da matéria ou a indicação do periódico e da edição. Quem sabe ela pode ser útil a outros leitores e publicada em nosso blog?

Os créditos serão mantidos ao(s) colaborador(es).

Basta enviar um e-mail para: outrafacedamoeda@hotmail.com

ou deixar um comentário logo abaixo indicando-nos o link e as informações necessárias:

Anúncios

3 Responses to Sugira uma matéria para análise

  1. Afrânio Peixoto disse:

    Em uma economia real, a relação entre taxa de juros (selic) e atividade é muito pequena. Investimento e consumo dependem muito da confiança de consumidores e empresários. Embora possa haver correlação, não existe causalidade entre as variáveis. Uma dica é análisar o que o modelo diz que ocorre com as variáveis que compoem a demanda agregada e verificar as particularidades da economia brasileira e o alto custo de financiamento (exceto bndes.)Boa sorte

  2. Éverton disse:

    Fala Renato,
    Da nossa discussão em sala de aula eu queria que você desse uma olhada no período que eu te falei (não lembro) e tentar provar e investigar se a queda da taxa de desemprego no período em questão é realmente em razão da menor procura por vagas no setor trabalhista. Pelo que eu lembro é isto mesmo, mas se você suspeita de outro fator relacionado comente que será bom. Se precisar de ajuda é só perguntar.

  3. Renato Byrro disse:

    Fala Éverton!
    Muita honra tê-lo aqui! heheh
    Bom, eu não contesto e nem aceito este argumento… É isso que você disse, deveríamos pesquisar mais pra saber antes de dizer que o índice caiu apenas porque menos pessoas procuraram emprego. Eu não tenho certeza sobre este argumento pois o IBGE não divulga dados sobre quantas pessoas alegaram ter procurado ou não ter procurado emprego no mês. Poderíamos começar pesquisando a metodologia do IBGE… Eu sei que esta é uma pergunta que eles fazem. Até têm um critério do tipo: se uma pessoa não procurou emprego nos últimos X meses, não é considerada nas estatísticas, mesmo que esteja desempregada. Não sei qual o valor de X, mas certamente não é de apenas um mês. Ou seja, se não procurou emprego em Dezembro, é desconsiderada; não deve ser assim, entende?
    Vamos continuar trocando idéias e pesquisando! Isso é sempre muito bom!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: