Contato

Críticas, sugestões, elogios:

outrafacedamoeda@hotmail.com

ou deixe um comentário abaixo…

Anúncios

3 Responses to Contato

  1. wanderson disse:

    Ola, nao estudei economia mais tenho uma teoria… Estou morando nos Estados Unidos desde 2001, trabalhando na construcao civil, morei em uma cidade onde tinha uma comunidade brasileira bastante consideravel pelo tamanho da cidade… e todas as manhas as lanchonetes brasileiras e os postos de conbustiveis na saida da cidade se enchiam de brasileiros e suas van de trabalho para se consentrarem para mais um dia de trabalho.. estou referindo isso pois apartir disso q se via a quantidade de imigrantes brasileiros q ja existiam la e estavam chegando mais e mais… como vc deve ter acompanhado ai nos noticiarios…Bom.. mais o auge aqui de brasileiros no meu modo de ver aqui q realmente refletiu nesta comunidade foi em 2003 e 2004…
    Enfim, o Brasilian Day (festa da globo q acontece todos os anos em Nova York) ja davam dados de quase 2 milhoes de pessoas q se reunia neste evento..
    Portando comparando este numero de 2 milhoes de brasileiros q seria um numero menor q a realidade daqueles tempos aqui nos Estados Unidos sem contar com os imigrantes da Europa e mundo afora… mandando dinheiro pro Brasil desde 2001 ate 2008 todos os meses… sera q nao fez direnca na gestao do entao presidente Lula?
    Aqui todo mundo manda no minimo 2 mil dolares por mes … sem contar os brasileiros bem sucedidos q deram conta de montar o proprio negocio q eles fazem entre 40 mil a 300 mil dolares por ano livres…
    Bom fazendo uma continha por baixo
    2 milhoes x 2.000 dolares todo mes? quanto nao daria?
    Pessoas q mandam este dinheiro pra familiares ou ate mesmo pra montar negocios como padaria, supermercado, acougues etc.. ou comprar bens como fazendas e Apartamentos…
    Olha com este meu pensamento da realidade q vivo aqui vejo q so esta sendo bem sucedido os mandatos do nosso presidente gracas tambem ao nossos imigrantes q injetam dinheiro na economia brasileira todos os meses… e os Estados Unidos foram perdendo este dinheiro por nao adotarem uma politica de imigracao onde faca com q o imigrante crie raizes nos Estados Unidos.. entao movidos pela incerteza os imigrantes preferem mandarem suas economias para o pais de origem…
    Agora imagina, fora a comunidade brasileira, imagina quantas outras nacionalidades q aqui vivem nao mandam dinheiro pra fora dos EUA? Sera q isso nao contribuiu tambem para esta crise?

    Queria um dia, mais na frente ver uma materia bem detalhada, cientificamente com todos estes dados reais, mostrando os pros e contras dos dois lados da moeda, para este periodo economico de euforia q o brasil passou e ainda passa…assim estaria comprovando esta minha teoria.

  2. Renato Byrro disse:

    Wanderson,
    Realmente tem uma boa relevância as economias em moeda estrangeira que os imigrantes brasileiros mundo afora remetem ao Brasil. Há um registro no Balanço de Pagamentos Brasileiro (em linhas gerais, o balanço contábil que registra todas as relações financeiras e comerciais do Brasil com o mundo) chamada “Transferências unilaterais de capital”. Nelas estão contabilizadas as economias que o Brasil recebe de seus emigrantes.
    Em 2001, elas representavam o equivalente a 1,5% do Investimento Estrangeiro Direto no Brasil (IED – investimentos de empresas, bancos, fundos e investidores de outros países – que é muito dinheiro). Chegou a representar 6% em 2005, e em 2007 ficou em 3,1%.
    Mas isso não significou que a soma das economias que vocês mandam para o Brasil caíu. Elas só não cresceram tão rápido quanto o IED. De 2001 até 2007, as transferências unilaterais cresceram 330%! É muita coisa para 6 anos… Só em 2007 vocês enviaram ao Brasil mais de 1 Bilhão de dólares! Você está certíssimo e realmente vocês têm uma participação muito importante na nossa economia e na geração de renda aqui, mesmo estando tão distantes! Isso me estimula a estudar e trabalhar para que um dia todos tenham a opção trabalhar, viver e construir suas vidas aqui no Brasil, e não sejam obrigadas a se transferirem para outros países por conjuntura sócio-econômica desfavorável… Penso que este sonho é muito construtivo!
    Nasci em Governador Valadares e tenho família lá – apesar de morar em Belo Horizonte desde 1 ano de idade. Conheço esta realidade bem de perto, então disso eu falo com propriedade.
    Com relação a esta crise econômica, penso que vocês não devem se desesperar, não devem se entregar ao pessimismo. Saibam que as coisas ainda vão piorar, principalmente por aí nos EUA. Mas esta crise é uma repetição de dezenas de outras crises extremamente semelhantes já ocorridas na história. E em outras crises passadas, muitos brasileiros já viviam nos EUA em condições parecidas e sobreviveram muito bem, construíram muita coisa! Com vocês não haverá de ser diferente…
    Um abraço e que 2009 seja um ano de alegria, boas esperanças e, principalmente, perseverança!

  3. martins disse:

    amigo renato, na sua análise quais as perspectivas para a economia aqui no brasil em 2009 ? grato.!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: