“Análise”: piadas econômicas da BBC!

Análise: Crise financeira pode atenuar impacto econômico da gripe“. Esta reportagem me rendeu ótimas risadas!

A palavra “análise”, no início da manchete, eu achei particularmente fantástica! Muito boa a piada… (bom, eu espero que isso seja piada!!)

“Para alguns, o impacto [da gripe suína] pode ser bem grande, porque a economia global já se encontra em um estado de fragilidade por causa da crise financeira.”

“À primeira vista, este argumento parece sensato [sacou? só à primeira vista!]. Poderíamos até dizer que o sistema imunológico da economia global está muito debilitado para lidar com acabar com [sic] esta doença.”

“Mas o oposto também pode ser verdadeiro. O custo econômico do surto deste vírus pode ser, na verdade, menor do que se ele tivesse acontecido em um momento diferente. Isto porque grande parte dos ganhos de produtividade que poderiam ser perdidos por causa do vírus já foi perdida para a recessão econômica.”

“O oposto também pode ser verdadeiro”… Me lembrou aquela historinha da física quântica pra leigos: um coelho (ou sei lá qual bicho) dentro de uma caixa, antes de abri-la, pode estar vivo e morto ao mesmo tempo!

Ta aí!… Física quântica aplicada à economia! Muito bom, muito bom…

Ah, e repare os “ganhos de produtividade que poderiam ser perdidos”!

“Para colocar de modo mais simples, se, por causa da epidemia, pessoas desempregadas são obrigadas a ficar em casa por algumas semanas, isto tem um custo econômico menor do que se elas tivessem empregadas.”

É, e isso é bom porque elas não ficam frustradas por estarem desempregadas. Elas não podem sair de casa pra procurar emprego mesmo!! Gente, que maravilha!

“Além disso, se, graças à crise econômica, as pessoas já estão indo menos a restaurantes, cinemas, entre outras coisas, a queda no consumo por causa da gripe acaba sendo menor do que se ela tivesse aparecido em outra época.”

Resumindo: a coisa está tão feia, que não tem como piorar!! hahaha Não é ótimo!?

E você achou que eles acabariam por aqui?

“É claro que não podemos ir muito longe com este argumento [não se anime, continue lendo]. Qualquer pandemia que mate milhões de membros da população economicamente ativa teria um enorme impacto de longo prazo em nossa produtividade potencial [ahn!?], não importando se elas estivessem empregadas ou não.”

Meu Deus…

“Esta previsão se baseia na suposição de que a eventual epidemia tenha as proporções da chamada ‘gripe espanhola’, de 1918, que infectou quase um terço da população mundial e matou cerca de 50 milhões de pessoas. O estudo diz que um surto desta magnitude levaria o mundo a uma depressão.”

Estou começando a achar que essa coisa de jornalista querer comparar tudo com o início do século passado (1929, por ex) é uma “pandemia” ou algo do tipo!!

Olha… Pensando bem, essa gripe suína vai ser ótima! O setor de varejo e de alimentos vai faturar muito alto, pelo menos no curtíssimo prazo! Bom, depois eu explico essa minha previsão… Agora deixa eu terminar este post que tenho que ir correndo pro supermercado estocar comida!

Anúncios

One Response to “Análise”: piadas econômicas da BBC!

  1. Rafael Byrro disse:

    hahaha… O título do artigo devia ser assim: “OS PORCOS VÃO ESTAGNAR A ECONOMIA MUNDIAL E ACABAR COM O MUNDO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: