O que dizem os bancos a respeito do spread

A opinião dos bancos a respeito do spread bancário deve ser ouvida? Ninguém sensato diria que não.

Pra quem gosta muito de julgar os banqueiros, devo recordar que eles, em geral, nas suas atividades profissionais, estão preocupados com o que todos nós nos preocupamos: produzir mais do que se consome. Isso, pra mim, é saudável e necessário para nossa sobrevivência, apesar da herança medieval brasileira insistir em taxar como algo imoral e vergonhoso (falei sobre preconceitos e dogmas em um post anterior, olha aí um exemplo; ignoramos vários outros).

Obs.: cuidado com suas conclusões; veja que não sou favorável ao pensamento de ganância, que gera desequilíbrios e consome a mente humana.

A imprensa se preocupa em escrever, com os mesmos dados e informações, as melhores matérias e vender mais jornais e revistas. O estudante de economia está preocupado em estudar, no mesmo período de tempo, os melhores livros e nas melhores faculdades, em busca de melhores salários no futuro.

Ninguém é diferente. Se alguém prefere produzir menos do que consome deveria ser alvo do Greenpeace, pois é um maluco desperdiçando os recursos do planeta. Alguém tem um argumento contrário plausível?

Dito isto, veja o que o economista-chefe da Febraban tem a dizer sobre o assunto:

“Febraban: spread sobe com piora da economia e do risco”

“a queda dos spreads não acontece de uma hora para a outra”

“O contexto é diferente. Antes, você tinha crescimento da demanda e economia em expansão. Isso permitia ter spreads mais baixos porque o crédito estava crescendo. Hoje, temos muito mais incerteza, indefinição e, por isso, o risco é maior. Nesse cenário, um movimento para baixo é mais lento”

“As taxas de juros tendem a continuar caindo porque a inflação está mais baixa e a economia está crescendo menos, o que reduz a demanda e favorece a queda do juro”, disse. Ele, no entanto, não disse que isso será seguido em igual proporção pela diminuição dos spreads.”

Nos próximos dias publicarei dados – e respectivas análises – sobre Selic e spread, que ficaram faltando no post “Confusão entre spread e selic”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: